quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dia do Índio!

Aqui posto algumas sugestões para o dia do índio.Mas podemos usar a criatividade e fazer algumas atividades bem interessantes.

Surigo também algumas atividades com argila, podemos confeccionar cerâmicas.

POTES DE ARGILA:
Material utilizado: água, argila, pincel, tintas guache.

Colocando em prática.
As crianças fazem uma bola e com um dedo indicador um buraco no centro.
Modelem as bordas e deixem secar. Pintem os potes com tinta guache branca.
Podemos explicar as crianças que os índios dominam a técnica da cerâmica e com essa mátéria prima confeccionam brinquedos, utensílios domésticos, objetos utilizados em rituais, entre outros.
Depois pedimos que utilizem as cores primérias para decorar. Já fica uma bela lembrança pelo dia do índio e feita por eles.

Outras opções de atividades:

Tanga e cocar para os alunos.
(explique que essas são as vestimentas, que a importância do cocar não é apenas uma peça de vestuário mas uma forma de simbolizar a hierarquia da tribo, pois a disposição das cores das penas indicam a posição de chefe dentro do grupo e simbolizam a ordenação da vida na aldeia. Trabalhe a quantidade de cores e de penas, solicitem pesquisa sobre as vestimentas atuais).

Peixinho em dobradura (ou outra forma, se preferirem)
Comentem sobre a importância da pescaria  para a sobrevivência dos índios. Que a tarefa é realizada apenas por homens, que precisam conhecer os hábitos dos peixes e melhores locais e horários para pescar, além das habilidades com as canoas. Perguntem para as crianças quem tem peixe e que cuidados devemos ter com eles. Questionem se podemos comer peixes em extinção e se esses animais são importante apenas para a alimentação dos índios)

Barco em dobradura e música dos indiozinhos.

Confeccionar barcos de dobradura. Podemos fazer um jacaré de pregador (pinte de verde, faça os olhos e na abertura do pregador desenhamos dentes). Recortamos alguns índios para colocar nos barcos. Podemos utilizar celofane para fazer o efeito da água e colamos o barco.

Espero que tenham gostado das sugestões!








































 






3 comentários: